terça-feira, 22 de junho de 2010

Paradoxo dos Tempos Modernos


Pensando na vida, pensei sobre o mundo. Pensando sobre o mundo, pensei no que poderia ser melhor, o que as pessoas verdadeiramente precisam, o que realmente elas procuram.

Por qual causa devemos gastar mais energia? em que devemos nos empenhar nesta vida? o que é prioridade? Quais são nossos verdadeiros valores pelos quais vivemos, nos movemos e somos?

Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.

Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.

Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.

Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos.

Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.

Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas "mágicas".

Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa.

Uma era que leva este texto a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente continuar atualizando o seu facebook..

Lembre-se de cuidar de si mesmo, educando-se a buscar conteúdos, frequentar ambientes saudáveis, acompanhar-se de pessoas que possam agregar algum valor a sua vida. Ouça pelo menos uma vez ao dia uma música que fale de vida, de amor, que te recorde pessoas especiais. Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre. Valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado. As oportunidades passam, você fica!...(com ou sem elas, é uma questão de capacidade e escolha)


2 comentários:

  1. Que bela reflexão você me trouxe...
    Dinheiro,comidas,roupas e etc são coisas que nos garantem vivos,mas poesia,amor,família,amigos...são as coisas pelas quais nos mantemos vivos.
    Porque só o amor tem a capacidade de fazer pedaços despedaçados,voltarem a ser inteiros!Para aqueles que acreditam só seu poder,deixemos que ele brilhe.
    Parabéns pelo blog Marcos,cada vez mais sucesso e realizações!
    Beiijo*

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário querida. Apareça sempre para partilhar palavras belas como estas que você acabou de nos agraciar!
    Sucesso e um grande beijo!

    ResponderExcluir