domingo, 7 de março de 2010

O hoje é tudo e é breve!


Quando iniciamos um trabalho novo, geralmente pensamos: Deixe-me ver os erros já conhecidos, para que eu não os repita.
Imaginamos que ter consciência deles já é o suficiente para deixarmos de cometê-los.
Porém nos esquecemos que temos uma matriz geradora, que precisa ser decodificada.
O que isto significa na prática:"Somos movidos por emoções".
As emoções nos dão parâmetros irreais e nos fazem acreditar em algo que só existe em nossa realidade emocional ou perceptiva.
Ontem a noite , estava eu em casa refletindo sobre meu dia e tive os seguintes pensamentos:
Como os acontecimentos nos afetam de formas tão diferentes.
Como ouvimos e vemos diferente das outras pessoas e ainda assim , insistimos em manter um consenso sobre quase tudo.
Não há novidade alguma nisto.Em sermos diferentes.
A novidade está em como processamos as diferenças e ainda, como respondemos a elas.
É um paradoxo, Um dilema entre ser o que esperam que você seja e ser aquilo que você pensou um dia ser.
Em viver para as convenções sociais ou existir para experimentar a vida em sua plenitude.
O que irá caracterizar a história: o que se viveu ou o que se sentiu ao passar pela vida...
Na minha mente limitada, existem espaços que ainda cabem muitos aprendizados novos.
Em meu coração ainda cabem sentimentos não experimentados.
Em minha alma ainda cabe uma dosagem maior de fé.
Porém o tempo me intriga, me sabota em minhas buscas e faz com que eu me perca em atalhos de ilusão.
Meus olhos ainda me cegam e não me permitem enxergar o que está oculto em minha mente.
É como um filme em preto e branco, que algumas partes foram perdidas no tempo.
Eu sei que estão lá, mas não consigo acessá-las na íntegra.
As imagens não tem mais o mesmo foco, nem o mesmo brilho de quando foram produzidas.
O hoje passa ser fundamental.O hoje é tudo e é breve.
Porém fizemos do hoje uma rotina que teima em não abrir espaço para o improviso.
O hoje tornou-se compromisso, não uma opção aferida com os indicadores da felicidade.
O hoje tornou-se calendário repleto de datas, horários, prazos .
Não é mais AGORA .
Lembro-me quando era criança, dos dias longos. Havia tanto tempo para brincar, para correr, para fazer de conta .
Dormir, significava descançar e não perda de tempo.

Hoje tornou-se abreviação do amanhã.O anúncio de que algo irá acontecer. A introdução e não mais o capítulo de uma história.
Uma porcentagem que irá se transformar em estatística logo mais.

Tenho então o desafio de desafiar-me nestas evidências com uma dose de riso,ironia e prazer.
Tenho o desafio de não perder-me neste labirinto de paredes marcadas.
De mostrar uma escada com degraus de sorrisos e recolher-me quando as lágrimas quiserem lavá-la, com seu gostinho de sal.
As pessoas não querem ver escadas sendo lavadas, elas preferem vê-las sempre limpas com o gosto doce da alegria.

(Uma grande alma só pode ser concebida dentro de um grande coração. Um grande ser humano só pode ser concebido diante da grandeza de um grande Deus)
Dedico essa frase e esse texto a todos aqueles que são humanos ao extremo, e aceitam o desafio de lutar contra a própria vontade para vencer barreiras de comodismo e zonas de conforto e que mesmo tendo muitas qualidades ainda pensam em mudar e acreditar no diferencial das pessoas para uma vida digna e plena. Para ser um SER HUMANO, é preciso lutar, e muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário